Lentes de Contato Dentárias

As lentes de contato dentárias, como são conhecidas popularmente, são as facetas de porcelana que podem ser colocadas sobre os dentes pelo dentista para melhorar a harmonia do sorriso, conferindo dentes alinhados, brancos e bem ajustados, com durabilidade de 10 a 15 anos.

Estas facetas além de melhorarem a beleza, também ajudam a minimizar o desgaste dos dentes e acumulam menos placa bacteriana, melhorando a higiene e a saúde bucal.

As facetas só devem ser colocadas pelo dentista especializado e não podem ser reparadas se estalarem ou quebrarem, sendo necessário substituir cada faceta danificada.


As facetas dentárias podem ser utilizada em diversos casos, e por isso ela é indicada para:

Aproximar os dentes que estão separados um do outro, cientificamente chamado de diastemas;

Quando os dentes são muito pequenos em pessoas adultas;

Melhorar a aparência dos dentes quebrados ou danificados por cáries;

Harmonizar o tamanho dos dentes;

Alterar a cor dos dentes que podem ser manchados ou escurecidos por diversos fatores.

As facetas podem ser aplicadas em apenas num dente ou em toda a arcada dentária da pessoa, no entanto é preciso uma avaliação do dentista durante uma consulta para saber se é possível colocar este tipo de ‘lente de contato nos dentes’ ou não porque esta técnica não pode ser utilizada em todas as pessoas.

Antes da aplicação das facetas nos dentes o dentista pode indicar consultas para reparar os dentes danificados eliminando cáries, tártaro e melhorar o alinhamento dos dentes através do uso de aparelhos ortodônticos, por exemplo: facetas de porcelanas, podem ser necessárias pelo menos 2 ou 3 consultas somente para o preparo das facetas.

No entanto, as facetas de porcelana são muito mais duradouras, o que pode ser melhor à longo prazo.

Este procedimento é contra-indicado quando o dentista visualiza que a pessoa não tem uma boa higiene bucal e tem alto risco de ter cáries.

Após colocar as facetas nos dentes, ficando com um sorriso bonito, claro e alinhado é preciso tomar alguns cuidados para não correr o risco de danificar as facetas. Alguns cuidados importantes são:

Escovar os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir todos os dias;

Usar enxaguante bucal após cada escovação;

Passar o fio dental, ou a fita dentária entre os dentes antes da escovação, pelo menos 1 vez ao dia e sempre que sentir necessidade;

Ir pelo menos 1 vez ao ano no dentista para uma consulta de avaliação;

Não roer as unhas e pontas dos lápis ou canetas;