Toxina Botulínica - Botox

A toxina botulínica, também conhecida como botox, é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum que, após ser industrializada e purificada, é utilizada para tratamentos estéticos e terapêuticos.

A toxina atua no bloqueio da liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável por fazer a ligação entre os músculos e o cérebro. Com isso, o botox age paralisando os músculos da região em que foi aplicado e deixando o tecido relaxado.

Na estética, essa paralisação é utilizada para combater a formação de rugas, marcas de expressão e também no tratamento de sudorese excessiva, bloqueando o estímulo das glândulas sudoríparas.

A toxina também é utilizada para eliminar dores devido a forças excessivas musculares, incômodos e aliviar disfunções, como o bruxismo.


Como é feita a aplicação?
A aplicação do botox é realizada no consultório odontológico por meio de injeções da substância em pontos específicos de acordo com o problema. Os resultados iniciais aparecem à partir do quarto dia, e o resultado final pode ser notado em 15 dias.

Assim como nos tratamentos estéticos para rugas, o botox nos procedimentos tratamento terapêutico também não dura para sempre, e precisa ser reaplicado após três a quatro meses para manutenção do efeito.

Existem contraindicações?
Sim. Apesar do procedimento ser pouco invasivo, existem pessoas que não devem passar pela aplicação do botox, é o caso, por exemplo, das grávidas e lactantes e de quem tem doenças autoimunes, como o lúpus.

Além disso, pacientes com sensibilidade aos componentes do botox ou intolerantes e alérgicos à lactose também estão entre as restrições. Assim como portadores de doenças neuromusculares ou que estejam passando por tratamento com aminoglicosídeo.

Quais cuidados precisam ser tomados?
O procedimento é relativamente simples, no entanto, alguns cuidados podem fazer com que os resultados sejam melhores e mais duradouros.

Entre eles:
* evite massagear a região da aplicação para que não ocorra difusão do produto;

* evite viagens aéreas imediatamente após o procedimento;

* evite a prática de exercícios físicos nos dois primeiros dias;

* mantenha-se em posição vertical, sem deitar, pelas primeiras 4 horas;

* evite banho de sol pelos 10 primeiros dias e utilize protetor solar caso seja inevitável.

Nos primeiros dias após a aplicação, é comum notar vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos aplicados, bem como dores de cabeça e locais. Essas reações são esperadas e devem desaparecer em, no máximo, 24 horas.

Em resumo, a aplicação de botox é um procedimento que pode ser realizado pelo dentista para melhorar assimetrias na face e aliviar dores musculares e articulações na face.

Conheça o Botox Club

O BOTOX CLUB é uma comunidade criada pelo Dr. Junior Pires. Um clube de vantagens especiais. 

BOTOX CLUB nasceu com a missão de associar vantagens para aqueles que gostam de se cuidar e se sentir bem consigo mesmo. Com ele você terá condições especiais na aplicação de toxina botulínica. 

Consiste em 3 aplicações de toxina botulínica que você utilizará no período de 12 meses, tendo um desconto de 30%. 

Essa é a nossa maneira de dizer o quanto é especial cuidar de você o ano todo!

Venha para o nosso clube!