Preenchimento de Olheiras

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo.

Ele consiste em uma molécula de açúcar com capacidade para atrair a água, podendo exercer papel de lubrificante e amortecedor de impactos, como nas articulações.

Mais da metade do ácido hialurônico do nosso organismo se encontra na pele, onde ele preenche os espaços entre as células e confere propriedades de elasticidade e hidratação. Com o passar do tempo, a produção do ácido hialurônico diminui, contribuindo para o ressecamento da pele e o surgimento das rugas.

O preenchimento de olheiras é simples e é feito no próprio consultório. Depois de realizar a assepsia da região e aplicar uma anestesia local, o Dr Junior Pires vai utilizar uma seringa com uma cânula bem fina para injetar o ácido hialurônico no sulco nasojugal (região entre a pálpebra inferior e as maçãs do rosto).

Em seguida, será feita uma massagem na região, de forma a espalhar e acomodar o produto injetado. O ácido hialurônico irá ocupar a região mais funda, de forma a nivelar a superfície da olheira, suavizando o sulco.

No final, pode ser utilizada uma compressa de gelo para diminuir o inchaço. O procedimento dura em torno de 10 minutos.

A região das olheiras pode ficar um pouco avermelhada logo depois da aplicação do ácido hialurônico e, no dia seguinte, pode ser possível visualizar as marquinhas de onde a pele foi furada para fazer o preenchimento.

O resultado do procedimento é uma melhora de 80% a 90% no nivelamento da olheira com as maçãs do rosto, conferindo um ar de quem dormiu muito bem e aliviando o “semblante cansado”. Esse efeito aparece logo na primeira semana e melhora com o passar do tempo. Pode ser necessário fazer um retoque depois de duas semanas da primeira aplicação.

Ainda, com o passar dos dias, o paciente pode notar uma melhora na textura da pele e um leve clareamento da região, resultado do afastamento da pele e dos vasos sanguíneos.

Uma das desvantagens do preenchimento de olheiras é que o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo, de forma que o efeito é temporário.  Assim, é necessário repetir o procedimento em média uma vez por ano.

Além disso, por ter um efeito de atrair as moléculas de água, o ácido hialurônico estimula a formação de colágeno na região onde foi aplicado, combatendo o surgimento de outros sinais do envelhecimento, como rugas e flacidez.